domingo, 22 de fevereiro de 2009

Radicais livres & Envelhecimento facial

Quando se fala em envelhecimento facial, dois tópicos não podem deixar de ser falados: Radicais livres e antioxidantes.
Os RADICAIS LIVRES são moléculas altamente reativas que quando livres no organismo podem se combinar com qualquer outra molécula atacando células sadias causando uma especie de "ENFERRUJAMENTO" e um aspecto de células velhas. Estas células seriam eliminadas naturalmente pelo nosso sistema imunológico, porém com o próprio envelhecimento do organismo e diminuição do sistema imunológico elas não são eliminadas.
São inúmeros os fatores que podem provocar este excesso de RADICAIS LIVRES, dentre eles o nosso próprio metabolismo, que num trabalho de nutrir as células de energia causam um "ESTRESSE OXIDATIVO"
Fatores externos também são responsáveis pelo aumento destes radicais como por exemplo: a poluição, gases de escapamento dos veículos, raios ultravioletas, fumo, álcool, estresse,exercício fisico intenso, gorduras saturadas e embutidos. O excesso de "RADICAIS LIVRES" quando se combinam com a gordura dos alimentos favorece o depósito de placas nas artérias aumentando a pressão arterial.

Os "ANTIOXIDANTES" são moléculas que se combinam com os radicais livres anulando seus efeitos. Os antioxidantes são conseguidos através de uma alimentação saudável. Veja alguns alimentos onde são encontrados:

VITAMINA A: fígado, gema de ovo, leite e derivados

BETACAROTENO(Alimentos alaranjados): abóbora, cenoura, manga, melão...

VITAMINA C: abacaxi, acerola, limão, laranja...

VITAMINA E: amêndoas, avelã, azeite de oliva, castanha-do-pará...

MAGNÉSIO: nozes, leguminosas, frutos do mar.

SELENIO: grãos integrais, peixes e castanha-do-pará

ZINCO: carnes e grãos

LICOPENO: Tomate, molho de tomate, morango, goiaba, melancia

ÔMEGA 3: salmão, sardinha, bacalhau, atum

FLAVONÓIDES: uva, suco de uva, vinho tinto, cebola roxa, repolho roxo, alface roxa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário